Fisiologia da locomoção: músculos
- 1 de mai. de 2017
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2020
A função dos músculos é de realizar a locomoção e sustentação. Existem 3 tipos de tecido muscular, cada um com sua função e atuando em determinada região corporal:
Liso: ausência de estrias, é uninucleado (ou seja, apresenta apenas um núcleo), a contração é lenta (fraca) e é controlado pelo sistema nervoso autônomo, logo é involuntário.
Cardíaco: possui estrias, apresenta 1 ou 2 núcleos, a contração é rápida (forte) e é controlado pelo sistema nervoso autônomo, logo é involuntário.
Esquelético: possui estrias, é polinucleado (ou seja, apresenta vários núcleos), a contração é rápida (forte) e é controlado pelo sistema nervoso central, logo é voluntário. Existem dois tipos de fibras musculares (fibras musculares = células do músculo), em que a tipo I é muito resistente, lenta, aeróbia, possui muitas mitocôndrias e mioglobinas e é vermelha e a tipo II é pouco resistente, rápida, anaeróbica, apresenta poucas mitocôndrias e mioglobinas e é branca.
Miofibrilas são fibras de proteínas, clamadas actina e miosina, responsáveis pela contração e dilatação dos músculos.
Teoria dos filamentos deslizantes: na contração muscular ocorre o deslizamento das fibras de actina e miosina, com gasto de energia (ATP).
*Na ausência de oxigênio, a célula muscular realiza a fermentação lática, que produz pouca energia (ATP)*

Referência:
BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.
Comments