Fisiologia do Sistema Endócrino
- 2 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jul. de 2020
O Sistema Endócrino é essencial para o funcionamento do corpo, tendo em vista que os hormônios controlam, praticamente, todos os processos do nosso corpo.
HIPÓFISE
É dividida em Neuroipófise e Adenoipófise, se encontra atrás do olho esquerdo no osso esfenoide.
Neuroipófise: secreta hormônios do hipotálamo, tais como o hormônio antidiurético (ADH), que aumenta a reabsorção de água nos néfrons, e a ocitocina, que atua na musculatura lisa para o parto normal e também para a ejeção de leite.
Adenoipófise: produz hormônios como o somatrófico (GH), conhecido como “hormônio do crescimento”, o tireotrófico (TSH), que atua como estimulador da tireóide. e os gonadotróficos (folículo estimulante (FSH), que estimula a ovulogênese e espermatogênese, e o hormônio luteinizante, que impulsiona a produção de testosterona no homem e a formação do corpo lúteo na mulher.
TIREOIDE
É localizada nos dois primeiros anéis da traqueia, produz triiodotironina (T5) e tetraiodotironina ou tiroxina (T4) que realizam o controle do metabolismo basal. O excesso desses hormônios provoca o Hipertireoidismo e a escassez causa Hipotireoidismo.

PARATIREOIDE
São 4 pequenas glândulas ao lado da tireoide, produz paratormônios que realizam o controle da taxa de cálcio do sangue. O excesso dos mesmos, causa o aumento do cálcio do sangue e a diminuição de cálcio nos ossos, provocando fraturas “espontâneas”.
ADRENAL OU SUPRARRENAL
É uma glândula localizada acima dos rins que produz hormônios tais como adrenalina, que é o hormônio do stress, da emergência e das emoções, glicocorticoides ou cortisol, atua como anti-inflamatório, transforma lipídeos e proteínas em glicose e mineralocorticoides ou aldosterona que controla a reabsorção de sódio e potássio nos túbulos renais.
PÂNCREAS
Considerada uma glândula mista, apresenta um lado endócrino, chamado ilhotas pancreáticas que produz hormônios como insulina, que aumenta a permeabilidade da membrana plasmática para a absorção de glicose, e o glucagon que realiza a glicogenólise, ou seja, quebra o glicogênio no fígado liberando glicose no sangue.
Referência:
BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.
Comments