Porque dizemos que o açúcar é a nossa ‘fonte de energia’?
- Isabella Bertoleti

- 15 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Bom dia, biologuínhos! Tudo indo bem por ai? No post de hoje vamos falar sobre uma questão que é muito interessante e que sempre abordo com meus alunos. Na real, sinto que essa informação é uma daquelas que a gente sabe (afinal, quase todo anúncio de produto que contém muito açúcar tem “fonte de energia” na embalagem) mas que não paramos para entender cientificamente o motivo pelo qual o açúcar é a fonte de energia.
Quando consumimos alimentos que contém açúcar, os famosos e temidos carboidratos, nosso corpo absorve a substância e, geralmente, quebra o açúcar em moléculas de glicose (que é a forma básica de açúcar que as nossas células absorvem). As moléculas de glicose são direcionadas para as células que, através da insulina, realizam a absorção dessa molécula.
Ao entrar na célula, a molécula de glicose é direcionada para a mitocôndria, organela responsável pela respiração celular. Ao realizar a respiração celular, ocorre a produção de moléculas de ATP (adenosina trifosfato) – molécula que armazena e transfere energia entre as células – então achamos o motivo do açúcar ser chamado de ‘fonte de energia’!
Se não fosse o açúcar, a mitocôndria não realizaria a respiração celular e, consequentemente, não teríamos a produção de energia na forma de ATP. Incrível, né?!
Por isso que o açúcar (obviamente, em quantidades reguladas) é essencial em nossa dieta e, muito ao contrário do que muitos pensam, não é um vilão.
Nos vemos semana que vem, até!







Comentários