Restauração ecológica urbana: passo importante para a preservação
- Isabella Bertoleti

- 20 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo bem? No post de hoje falaremos sobre um assunto não muito explorado, mas que é muito importante e, certamente, vai ser cada vez mais: a restauração ecológica voltada para ambientes urbanos.
Antes de falarmos sobre a restauração do ambiente urbano, precisamos definir o que é o processo de restauração ecológica. A restauração ecológica é o termo que define o processo de revitalização/recuperação de ecossistemas degradados, a fim reestabelecer o equilíbrio ecológico e preservar a biodiversidade.
Geralmente, quando falamos em restauração ecológica, implicitamente pensamos nessa prática voltada para o ambiente natural, como florestas ou áreas protegidas. Porém, com a expansão urbana que ocorreu desde a Revolução Industrial (1950), cada vez temos menos áreas naturais e cada vez mais temos mais fragmentos florestais inseridos em contextos urbanos.
Tudo isso traz a tona a necessidade de restaurar tais fragmentos, sendo eles muito importantes para a conservação da biodiversidade, mas também atuando na mitigação dos impactos ambientais (incluindo mudanças climáticas), proporcionando espaços verdes que beneficiam a saúde mental e física dos ambientes urbanos.
A restauração desses ambientes tem recebido maior atenção da Ciência, mas precisa receber cada vez mais para que, dessa forma, possamos reestabelecer o equilíbrio ambiental do nosso planeta.
Espero vocês na próxima semana! <3







Comentários