Como a obesidade impacta o Sistema Imunológico?
- Isabella Bertoleti
- 7 de jul.
- 1 min de leitura
A obesidade é um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo, e seu impacto vai muito além de questões estéticas e metabólicas. Pesquisas revelam que o excesso de suscetibilidade a infecções, agravando doenças e dificultando a resposta do corpo a patógenos.
Nosso sistema imunológico é composto por uma complexa rede de células e tecidos que atuam para defender o organismo contra infecções, inflamações e outras ameaças. Na obesidade, há um excesso de células de gordura, chamadas adipócitos, que produzem substâncias inflamatórias, chamadas citocinas.
Além disso, em pessoas obesas, há um aumento significativo de citocinas pró-inflamatórias, como a interleucina-6 (IL-6) e o fator de necrose tumoral alfa (TNF-a). Esse estado constante de inflamação sobrecarrega o sistema imunológico que, por sua vez, passa a ter mais dificuldades para responder a infecções e outras ameaças.
Mudanças na alimentação, a prática regular de exercícios físicos e, quando necessário, orientação médica, são passos essenciais para manter o peso saudável e fortalecer o sistema imunológico, afinal, um corpo equilibrado e saudável é a melhor defesa contra doenças!
Comentários