Como funciona a imunoterapia?
- Isabella Bertoleti
- 12 de mai.
- 1 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo bem? Hoje falaremos sobre uma nova forma de tratamento para o câncer e entenderemos suas vantagens e desafios!
A imunoterapia é uma abordagem inovadora no tratamento do câncer e de outras doenças, em que o próprio sistema imunológico é estimulado a atacar as células doentes – ao contrário do que ocorre em quimioterapia e radioterapia, em que todas as células sofrem.
Essa metodologia inovadora, atua fortalecendo ou ‘treinando’ as células imunológicas para que elas possam reconhecer e eliminar células cancerígenas que normalmente escapam da vigilância do sistema imune.
Isso ocorre através de vacinas terapêuticas, que ensinam o corpo a reconhecer moléculas específicas das células cancerígenas, ou citocinas, que são proteínas que ajudam a ativar e aumentar a resposta imunológica, além de terapia com células T-CAR, em que as células T (células de defesa) do paciente são extraídas, geneticamente modificadas e, posteriormente, reintroduzidas no corpo para combater o tumor.
A imunoterapia oferece o potencial de uma resposta duradoura ao câncer, com menos efeitos colaterais graves do que muitos tratamentos tradicionais. No entanto, ela não é eficaz para todos os tipos de câncer e pode causar reações autoimunes em alguns pacientes, pois um sistema imunológico excessivamente ativado pode acabar atacando células saudáveis.
Comments