Céu colorido – beleza ou problema?
- Isabella Bertoleti

- 12 de ago. de 2024
- 1 min de leitura
Bom dia, biologuínhos! Tudo bem?
Todo mundo já viu ou já tirou foto daquele céu lindo, com diversos tons e ficou apaixonado/a pela visão, certo?! Mas muitas vezes isso ocorre por conta de poluição!
Esse céu colorido ocorre, principalmente, devido à dispersão seletiva da luz, em que partículas da atmosfera (poluentes, aerossóis) podem espalhar diferentes comprimentos de onda de luz de maneira desigual. Em áreas urbanas com alta poluição atmosférica, a presença de partículas pode intensificar esse efeito, promovendo céu com tonalidades mais alaranjadas.
Além da poluição atmosférica, pode ocorrer a poluição lumínica em que o excesso de luz artificial das áreas urbanas pode gerar um céu noturno mais brilhante e menos estrelado, dificultando a visibilidade do céu noturno. Ademais, em áreas com altos níveis de poluição do ar, o ozônio pode contribuir para gerar uma coloração avermelhada no céu, principalmente durante o pôr-do-sol.
É importante falar sobre poluição e buscar medidas para diminuí-la para que tenham menos impactos negativos para o meio ambiente e para a saúde humana.







Comentários