Cólica menstrual: por que acontece?
- Isabella Bertoleti

- 15 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo bem? No post de hoje vamos abordar um assunto bem doloridinho, ainda mais para pessoas com útero: a cólica menstrual. Vamos entender o porquê ela ocorre?
A cólica menstrual, também conhecida como dismenorreia, é caracterizada por uma dor abdominal inferior que muitas pessoas experimentam durante o período menstrual, sendo uma condição bem comum. A cólica menstrual pode variar em intensidade, desde desconforto leve até dor intensa que interfere nas atividades diárias.
Essa dor pode ser causada por contrações do útero que ocorrem durante a menstruação, que são mediadas por substâncias químicas chamadas prostaglandinas. As prostaglandinas são substâncias semelhantes a hormônios que auxiliam na contração uterina para eliminação do revestimento do útero, afetando os vasos sanguíneos e, consequentemente, aumentando a sensibilidade à dor. Essa substância, ainda, pode desencadear processos inflamatórios no útero, contribuindo para a sensação de dor.
A isquemia, isto é, o suprimento reduzido de sangue para o tecido uterino também pode gerar a dor, tal qual fatores mais complexos como desequilíbrios hormonais, condições médicas como endometriose, miomas uterinos ou infecções.
Embora a cólica menstrual seja uma parte comum do ciclo menstrual para muitas pessoas, em alguns casos, ela pode ser tão severa que interfere significativamente na qualidade de vida. Se a dor menstrual for excessiva ou persistente, é aconselhável procurar a orientação de um profissional de saúde para avaliação e discussão das opções de tratamento.







Comentários