Cólica – por que acontece?
- Isabella Bertoleti
- 30 de jun.
- 1 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo bem? Hoje vamos abordar um tema muito comum entre as mulheres que menstruam – a cólica menstrual.
A cólica é uma dor abdominal comum, especialmente em mulheres, geralmente associada ao ciclo menstrual, mas que também pode ocorrer por outros motivos. No caso das cólicas menstruais, elas acontecem porque o útero se contrai para ajudar na expulsão do revestimento uterino. Essas contrações são causadas por substâncias chamadas prostaglandinas, que, em níveis elevados, podem intensificar a dor e causar desconforto, além de sintomas como náuseas e dores nas costas.
As cólicas também podem estar relacionadas a outras condições, como problemas gastrointestinais (gases, prisão de ventre) e doenças mais sérias, como endometriose e infecções urinárias, que exigem atenção médica. Cada tipo de cólica tem causas e características específicas, mas o fator comum é a contração dos músculos ou a inflamação em determinadas regiões do abdômen.
Para aliviar as cólicas, podem ser usados analgésicos, compressas quentes e técnicas de relaxamento. Em casos de dores muito intensas ou frequentes, é importante procurar um profissional de saúde para investigar a causa e buscar o tratamento adequado.
Comentários