Dor de cabeça de ressaca – por que acontece?
- Isabella Bertoleti
- 16 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo certo por ai? No post de hoje vamos falar sobre uma situação muito comum entre adultos que consomem bebida alcóolica, mas que não paramos para entender o porquê acontece: a dor de cabeça após a ingerir álcool.
Quando falamos da famosa dor de cabeça de ‘ressaca’, existem muitas possíveis causas, tendo em vista que o álcool prejudica inúmeras funções do corpo. Porém, a causa mais comum para essa dor de cabeça é a desidratação – como o álcool é diurético, isto é, aumenta a produção de urina, podemos ficar desidratados de tanto perder água por meio desta. Então sempre que sentir aquela dor de cabeça, tenta sempre se hidratar para ver se resolve o problema, certo?!
Dentre as outras possíveis causas da temida dor de cabeça, temos a inflamação e dilatação de vasos sanguíneos que pode gerar a dor, principalmente em pessoas propensas a enxaquecas. Além disso, todo o contexto em que a bebida alcóolica se envolve, como a privação de sono e de alimentação, e, muitas vezes, som alto, pode levar a pessoa a ter essa dor.
Para evitar essa dor de cabeça e outras tantas complicações que a bebida promove, é importante moderar o uso, tal qual intercalar a ingestão de álcool com água, a fim de evitar a desidratação. Sempre é importante lembrar que o álcool é uma droga, por mais que seja lícita, e como toda droga tem seus prejuízos para a saúde. Se cuidem, hein?!
Comentários