Ebulição global: o termo é correto?
- Isabella Bertoleti

- 15 de jan de 2024
- 1 min de leitura
Bom dia, biologuínhos, tudo bem? Você piscou, a semana passou e já estamos que volta com mais um post! Hoje vamos complementar o post da semana passada e continuar na temática das mudanças climáticas, aproveitando que estamos vivenciando isso (da pior forma possível). Vamos lá?
Nos últimos meses, principalmente de novembro de 2023 até agora, está circulando o termo ‘ebulição global’ para definir esse momento intenso que estamos vivendo, mas será que esse termo é correto? Vamos começar entendendo o que é ebulição: processo em que um líquido se transforma em vapor.
Partindo da definição do termo ebulição, já vemos que ele não se encaixa muito no que vivemos hoje: não tem nada aqui líquido sendo transformado em vapor, muito pelo contrário – o nível do mar está aumentando com o derretimento das geleiras e nada está vaporizando.
Mas por que esse termo surgiu? Por que é muito mais fácil falar que o que estamos vivendo é algo novo e que agora temos que nos preocupar, do que admitir que estamos ignorando o Aquecimento Global por muitos anos.
Então vamos combinar o seguinte: biologuínhos nunca usam o termo ‘ebulição global’ porque têm consciência de que estamos vivendo o mesmo processo desde a Revolução Industrial (1950): O Aquecimento Global.
Até a próxima! <3







Comentários