Efeito Estufa X Aquecimento Global
- Isabella Bertoleti

- 1 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo bem? Ufa, quanto tempo! Perdoem o sumiço, mas, para quem me acompanha nas outras redes sociais, viu que eu estava numa correria. Final de 2023 defendi meu mestrado e corri para conseguir submeter meu artigo para a revista acadêmica antes que o ano acabasse! Mas enfim, novo ano, novos planos e agora sim tenho um tempinho para me dedicar tanto aqui, quanto no YouTube (vai ter comeback!! Vou divulgar as datas lá no Instagram).
Hoje vamos falar sobre um assunto muito atual e, no contexto que estamos vivendo, acredito que vai ser o tema de muitos e muitos posts por aqui: o Aquecimento Global. Mas antes de falarmos essencialmente do Aquecimento Global, precisamos aprender a diferenciar ele do Efeito Estufa, já que muita gente acaba confundindo esses dois fenômenos.
O Efeito Estufa é um processo natural em que os gases presentes na atmosfera retêm o calor proveniente do Sol. Esse processo foi responsável por possibilitar a vida na Terra, sendo essencial para nossa sobrevivência.
Já o Aquecimento Global é um processo causado pelas ações do homem, em que a emissão exagerada de gases promove a retenção do calor de forma intensa, gerando o aquecimento do globo.
O importante para diferenciar os processos é entender que, enquanto um deles é positivo e necessário para a existência da vida na Terra (Efeito Estufa), o outro é negativo graças ao aumento da emissão de gases que ‘seguram’ o calor proveniente do Sol na Terra (Aquecimento Global).
Talvez alguns de vocês estejam se perguntando ‘Mas Isa, e o termo ‘Ebulição Global’? E isso é tema do próximo post! Nos vemos semana que vem as 9h 😊 Até lá!







Comentários