Gametogênese
- 13 de fev. de 2017
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de jul. de 2020
A gametogênese é uma parte super importante do estudo da reprodução em que entenderemos como são formados os espermatozoides e os óvulos, para ao final gerar um embrião.
ESPERMATOGÊNESE
Ocorre dentro do saco escrotal do homem, mais precisamente nos testículos. A formação dos espermatozoides ocorre no túbulo seminífero que se encontra dentro dos testículos. A primeira célula desse processo chama-se Espermatogônia (2n), ela cresce (fase do crescimento), mantendo seu número de cromossomos (2n=46), se transformando em Espermatócito Primário (I) (2n) que realiza a meiose I, formando duas células (n=23) chamadas Espermatócitos Secundários (II) (n). A meiose II forma quatro novas células denominadas Espermátides (n). Essas células sofrem diferenciação celular, formando, por fim, os espermatozoides.
OVULOGÊNESE
A primeira célula desse processo chama-se Ovogônia (2n) que cresce (fase de crescimento) e se transforma em Ovócito Primário (I) (2n), mantendo a quantidade de cromossomos (2n=46). O Ovócito I realiza a meiose I, gerando duas novas células em que apenas 1 delas será o Ovócito Secundário (II) e outra será o Primeiro Glóbulo Polar. A meiose II só ocorre mediante a fecundação, produzindo Óvulo e Glóbulos Polares (realizam a nutrição).
Referência:
BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.
Comentarios