Intestino: é mesmo o segundo cérebro?
- Isabella Bertoleti

- 26 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo bem? No post de hoje vamos entender o porquê muitas pessoas dizem que: “O intestino é o nosso segundo cérebro”. Vamos lá?
O intestino é um órgão dotado de um sistema nervoso próprio, chamado de ‘sistema nervoso entérico’. O sistema nervoso entérico apresenta um número significativo de neurônios, comparado com a quantidade presente no cérebro. Essa rede neural que é responsável por classificar o intestino como segundo cérebro.
A comunicação presente entre o cérebro e o sistema nervoso entérico é bidirecional, isto é, moléculas e informações fluem tanto do cérebro para o intestino, quanto do intestino para o cérebro.
Além do sistema nervoso entérico desempenhar um papel crucial na digestão, também têm sido associados com influências no humor e, até, em processos cognitivos – inclusive em problemas relacionados com ansiedade e depressão.
Em suma, a interconexão entre intestino e cérebro é complexa e a ciência está em busca de entender cada vez mais essa relação, a fim de promover a melhora da saúde mental e geral.







Comentários