top of page

Netuno: o oitavo planeta do Sistema Solar

Oi biologuínhos! Finalmente chegamos ao final do Sistema Solar, com nosso último planeta: Netuno. Conhecido como planeta azul, devido a sua concentração de metano (CH4) na atmosfera, esse planeta é o mais ventoso do Sistema Solar.

Apesar de sua distância do Sol e mesmo com suas temperaturas muito baixas (-214ºC) Netuno apresenta uma grande atividade atmosférica, com nuvens e tempestades intensas, e os ventos mais rápidos do Sistema Solar, atingindo 2100 km/h. Sua rotação (giro em torno do seu próprio eixo) dura em torno 16 horas, enquanto a translação (giro em torno do Sol) dura 165 anos terrestres.

Netuno foi explorado apenas uma vez, o que possibilitou imagens detalhadas e dados sobre o planeta e suas luas (satélites naturais). Mas, apesar disso, Netuno continua sendo alvo de interesse científico, especialmente com os avanços em telescópios e sondas que buscam estudar planetas distantes.

Netuno ainda é um planeta misterioso e fascinante, com uma atmosfera dinâmica e ventos poderosos. Mesmo nas extremidades do Sistema Solar, ele nos oferece insights sobre os gigantes gasosos e sobre a complexidade das atmosferas planetárias. A beleza de Netuno e seus mistérios ainda não totalmente revelados continuam a atrair a atenção de astrônomos e entusiastas do espaço.

Komentarze


Siga o Bertobio!
produtos digitais sem troca

Nos encontre também no Instagram!

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
@biologiaparaavida
FAQ
bottom of page