Os perigos da alimentação processada
- Isabella Bertoleti

- 17 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo bem? Como está a alimentação de vocês? Mais natural ou com mais alimentos processados? Apesar de ser muito gostosos e chamativos, os alimentos processados são muito perigosos e é sobre isso que falaremos hoje!
A alimentação processada carrega consigo diversos riscos para a saúde, envolvendo vários aspectos dessa forma de dieta. Um desses perigos é a presença de calorias vazias, provenientes de gorduras saturadas e açúcares adicionados, resultando em uma dieta desbalanceada. A quantidade significativa de açúcares adicionados pode contribuir para ganho de peso, resistência à insulina e desenvolvimento de diabetes tipo 2.
O teor elevado de sódio presente em alimentos processados está associado à hipertensão arterial, aumentando o risco de doenças cardiovasculares. As gorduras trans e saturadas em excesso nesses alimentos estão ligadas a aumentos nos níveis de colesterol LDL e ao risco de doenças cardíacas. Além disso, a maioria desses alimentos carece dos nutrientes essenciais encontrados em alimentos frescos, resultando em uma dieta carente de vitaminas, minerais e fibras.
A falta de fibras nesses alimentos pode impactar a saúde digestiva, contribuindo para problemas como constipação. Adicionalmente, certos componentes presentes em alimentos processados têm potencial para desencadear respostas inflamatórias no corpo, contribuindo para doenças crônicas como doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
Estudos associam o consumo frequente de alimentos processados a um maior risco de desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo obesidade, diabetes e certos tipos de câncer. A natureza atrativa e conveniente desses alimentos pode incentivar o consumo excessivo de calorias, contribuindo para a epidemia global de obesidade.
Ademais, muitos alimentos processados contêm aditivos químicos e conservantes, cujos efeitos a longo prazo ainda estão sob investigação. Esses aditivos podem estar relacionados a reações alérgicas e sensibilidades.
Em contrapartida, adotar uma dieta equilibrada, baseada em alimentos naturais e minimamente processados, é geralmente considerado mais saudável e pode ajudar a reduzir os riscos associados à alimentação processada.







Comentários