Sistema imunológico
- 20 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de jul. de 2020
O nosso sistema imunológico funciona através de dois elementos fundamentais: o antígeno e o anticorpo. O antígeno nada mais é que o agente invasor, podendo ser uma bactéria, um vírus, um ácaro, etc. Já o anticorpo é a proteína que vai atuar sobre o antígeno, defendendo o organismo.
Porém, por mais que o sistema de defesa do nosso corpo tenha como principais elementos o antígeno e o anticorpo, não quer dizer que apenas estes componham ele. Muito pelo contrário! O sistema imunológico é constituído por células que realizam funções diferentes, cada uma desempenhando um papel importantíssimo na defesa, e por órgãos imunitários primários e secundários.
As células desse sistema são: macrófagos, lifócitos (B, T (CD4 e CD8)). Os macrófagos, geralmente, são os primeiros a atuar na resposta imunológica, sendo eles quem fagocitam o antígeno e identificam o mesmo. Os linfócitos B produzem os anticorpos específicos que irão atacar determinados antígenos. Já os linfócitos T CD4 comandam a defesa, a resposta imunológica do organismo. E por fim, o linfócito T CD8 “matam” as células invasoras, ou melhor, o antígeno.
Já os órgãos imunitários primários são a medula óssea que produzem as células sanguíneas e os linfócitos B, que amadurecem nesse local também, e o timo que produz linfócitos T. Os secundários são os linfonodos, tonsilas, baço, adenoides e apêndice.
Quer saber como são formadas e o que são as células de memória do sistema imunológico e como as vacinas e soros atuam? Clique aqui!
Referência:
MACHADO, Flávia de Figueiredo. “Sistema imunológico humano”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-imunologico-humano.htm>. Acesso em 21 de dezembro de 2017.
Comentarios