top of page

Urano: o sétimo planeta do Sistema Solar

Bom dia, biologuínhos! Tudo bem? Vamos prosseguir na nossa viagem pelo nosso Sistema Solar, que, por sinal, já está terminando! Hoje falaremos sobre Urano, o sétimo planeta do Sistema Solar, conhecido por características únicas e pelo tom azul-esverdeado causado pela presença de metano (CH4) em sua atmosfera.

É um planeta gasoso, assim como Júpiter, Saturno e Netuno, mas é um dos planetas menos estudados, continuando a intrigar os astrônomos por suas características atípicas.

Embora tenha uma aparência serena, Urano apresenta ventos que podem atingir até 900 km/h e temperaturas que podem chegar a -224ºC, fazendo desse planeta um dos mais frios do Sistema Solar. Sua rotação (giro em torno do próprio eixo) é bem rápida, com cerca de 17 horas e 14 minutos, enquanto sua translação (giro em torno do Sol) dura em média 84 anos terrestres.

Urano é um planeta único e enigmático, com suas estações extremas e atmosfera fria. Essas características fazem dele um objeto de estudo fascinante, pois oferece uma oportunidade para expandir nosso conhecimento sobre os gigantes gasosos do Sistema Solar.

Comentários


Siga o Bertobio!
produtos digitais sem troca

Nos encontre também no Instagram!

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
@biologiaparaavida
FAQ
bottom of page