top of page

Zika-vírus contra tumores? Entenda essa nova linha de pesquisa!

Oi biologuínhos, tudo certo por ai? Hoje vamos falar do zika vírus, aquele que é conhecido principalmente por sua associação com anomalias congênitas, como a microcefalia, mas que agora está ganhando atenção na pesquisa médica por seu potencial no combate a tumores. Estudos recentes exploram a possibilidade de utilizar o vírus como uma ferramenta terapêutica no tratamento do câncer, especialmente em tipos de tumor resistente a tratamento convencionais.

Esses estudos investigam a afinidade do zika vírus com células-tronco neurais e células tumorais num geral, o que significa que ele pode infectar e destruir essas células sem afetar significativamente as células saudáveis. Quando o vírus infecta as células tumorais, ele provoca a morte celular programada, também conhecida como apoptose, promovendo a destruição das células cancerígenas. Essa abordagem pode ser útil em tipos específicos de câncer que não respondem positivamente a tratamentos tradicionais como a quimio e a radioterapia.

Além de atuar diretamente nas células tumorais, o zika vírus pode estimular uma resposta imunológica que auxilia o corpo a reconhecer e combater as células cancerígenas, como um auto-controle do corpo.

Mesmo com todos esses benefícios, é necessário ainda que muitas pesquisas sejam realizadas a fim de garantir que a terapia não cause infecções em células saudáveis nesses indivíduos que já estão com o sistema imunológico comprometido. Ademais, o desenvolvimento desses tratamentos baseados em vírus requer rigorosos testes de segurança e eficácia antes que possam ser aprovados para uso clínico.

Comentários


Siga o Bertobio!
produtos digitais sem troca

Nos encontre também no Instagram!

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
@biologiaparaavida
FAQ
bottom of page