top of page

E se a Lua desaparecer?

Nosso famoso e magnífico satélite natural que aparece no céu noturno, é muito mais que apenas toda essa beleza. Sua presença tem um impacto profundo na vida na Terra, afetando tudo, desde as marés até o ciclo de vida de diversas espécies. Mas o que aconteceria se, de repente, a Lua desaparecesse?

A Terra, certamente, teria noites muito mais escuras já que a Lua é a principal fonte de luz durante a noite – não por emitir luz, mas por refletir a luz que vem do Sol. Para animais que dependem da luz para caçar ou se orientar, essa mudança representaria um grande desafio.

Além disso, haveria uma grande mudança nas marés, já que a Lua exerce uma forte atração gravitacional sobre a Terra, causando o movimento das marés nos oceanos. Se a Lua desaparecesse, as marés diminuiriam drasticamente, ficando muito mais fracas e mais regulares.

Essa mudança impactaria os ecossistemas costeiros (manguezais e recifes de coral) que dependem do fluxo e refluxo das matés para manter a biodiversidade. Ademais, espécies adaptadas a ambientes interdiais, isto é, que passam parte do tempo submersas e parte expostas, enfrentariam sérios riscos, podendo causar um efeito dominó na cadeia alimentar marinha.

Adicionalmente, a Lua ajuda a estabilizar o eixo de rotação da Terra, que é inclinado em aproximadamente 23,5º. Sem a Lua, o eixo da Terra se tornaria mais instável, o que poderia levar a variações extremas no clima e nas estações do ano – teríamos mudanças climáticas bruscas e descontroladas, que poderiam transformar áreas habitáveis em desertos ou geleiras em períodos muito curtos, desafiando a adaptação de muitas espécies e ameaçando a agricultura global.

Esses são apenas alguns dos desafios que enfrentaríamos se a Lua, misteriosamente, desaparecesse – ainda bem que não é nem uma possibilidade, né?!

Comments


Siga o Bertobio!
produtos digitais sem troca

Nos encontre também no Instagram!

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
@biologiaparaavida
FAQ
bottom of page