top of page

Eclipse solar X Eclipse lunar

Oi biologuínhos, tudo certo por ai? Hoje vamos falar sobre eclipses e, principalmente, diferenciar esses dois tipos tão falados!

Primeiramente, precisamos definir o que é um eclipse: fenômeno celeste fascinante que acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Independente do tipo (lunar ou solar), há o envolvimento dos 3 corpos celestes, porém de maneira diferente.

No eclipse solar, a Lua passa entre a Terra e o Sol, bloqueando totalmente ou parcialmente a luz solar – ou seja, a Lua projeta uma sombra sobre a Terra, criando uma área de escuridão temporária em algumas regiões. É um fenômeno raro que dura poucos minutos, mas que é muito perigoso – olhar diretamente para o Sol durante um eclipse solar pode causar danos permanentes aos olhos.

Já no eclipse lunar, a Terra passa entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que atinge a Lua. Nesse caso, é a sombra da Terra que é projetada na Lua, tornando-a escura por um tempo. Esse fenômeno dura por várias horas, é visível em qualquer lugar do mundo onde a Lua está acima do horizonte e não é perigoso- você pode olhar diretamente sem gerar nenhum dano aos olhos.

Tanto o eclipse solar, quanto o lunar são fenômenos incríveis que nos lembram da grandiosidade do Universo. Saber a diferença entre eles torna a observação ainda mais interessante, permitindo que apreciemos cada detalhe desses eventos celestes.

Comentarios


Siga o Bertobio!
produtos digitais sem troca

Nos encontre também no Instagram!

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
@biologiaparaavida
FAQ
bottom of page