Bactérias: muito além do que patologias
- Isabella Bertoleti
- 29 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Bom dia, biologuínhos! Tudo certo por ai? Muitas vezes quando ouvimos o termo ‘bactéria’ relacionamos com coisa ruim né? Seja a degradação de algum alimento, até alguma doença, certo? Mas você sabia que muitas vezes as bactérias são boas?
As "bactérias boas" são microrganismos benéficos que desempenham papéis essenciais na saúde humana e em ecossistemas diversos. Conhecidas como probióticos, essas bactérias desempenham funções vitais no microbioma, a comunidade de microrganismos que coexiste em nosso corpo.
Essas bactérias benéficas contribuem para a saúde digestiva, auxiliando na digestão, absorção de nutrientes e prevenção do crescimento excessivo de bactérias prejudiciais no intestino. Além disso, fortalecem o sistema imunológico, estimulando a produção de anticorpos e auxiliando na resposta imune contra patógenos invasores.
Outros benefícios incluem a produção de nutrientes essenciais, como vitaminas K e do complexo B, a prevenção de infecções ao competir com patógenos, a regulação hormonal e a contribuição para a saúde mental, visto que o microbioma intestinal tem sido associado ao bem-estar emocional.
Incorporar alimentos probióticos na dieta e adotar um estilo de vida saudável que promova o desenvolvimento de bactérias benéficas são estratégias importantes para manter um microbioma equilibrado e promover a saúde geral.
Comentários