Cromossomos sexuais: herança ligada ao X
- 10 de set. de 2016
- 1 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2020
Oi biologuínhos, tudo bem? Vamos falar hoje sobre a herança ligada ao cromossomo X e temos que lembrar que o mesmo está presente tanto nos homens (XY), quanto nas mulheres (XX).
HERANÇA LIGADA AO CROMOSSOMO X
Daltonismo É uma doença que se apresenta de forma recessiva e que causa dificuldade para distinguir cores. Raramente a mulher apresenta a doença.
Hemofilia É uma doença que se apresenta de forma recessiva e que interrompe a coagulação (ciclo de 10 reações, nesse caso, é interrompida na 8ª reação), impossibilitando a coagulação completa. Raramente a mulher apresenta a doença.
Distrofia É uma doença que se apresenta de forma recessiva e que geralmente é conhecida como “músculo esquelético”. Homem não atinge a reprodução, logo a mulher quase nunca apresenta a doença.
CROMOSSOMO SEXUAL X CROMOSSOMO AUTOSSOMO
Autossomo: representa 22 pares cromossômicos (44 cromossomos), responsável pela estruturação e funcionamento corporal.
Sexual: representa 1 par cromossômico (2 cromossomos), responsável pela estruturação e funcionamento de órgãos sexuais.
Para examinar se a herança é autossômica ou sexual basta ver a relação de meninos e meninas que a receberam: se apenas meninos ou apenas meninas apresentam determinada herança significa que é sexual, podendo ser tanto do X quanto do Y (no caso de homens). Caso a herança esteja presente tanto em meninas quanto em meninos significa que é autossômica pois não houve diferença de fenótipo entre os sexos.
Referência:
BIOLOGIA 2 – Coleção ANGLO– Ensino Médio.
Comments