top of page

Mercúrio: o primeiro planeta do Sistema Solar

Oi biologuínhos, tudo bem? Nesse ano, falaremos especificadamente de cada planeta, de forma resumida mas suficiente para que você entenda as condições de cada um, tal qual seu posicionamento no nosso Sistema Solar.

Começaremos por Mercúrio, planeta mais próximo do Sol e o menor do Sistema Solar. Apesar de sua proximidade com o Sol, ele não é o planeta mais quente, mas ainda assim atinge temperaturas extremas.

Possui uma superfície cheia de crateras devido à intensa atividade de impactos de meteoritos ao longo de bilhões de anos. Sua composição é dominada por metais, fazendo com que o planeta tenha um núcleo grande e denso.

Suas temperaturas chegam até 430ºC durante o dia e, por não ter uma atmosfera densa para reter calor, suas temperaturas caem drasticamente à noite, chegando a -180ºC.

Sua rotação (giro em torno do próprio eixo) é muito mais demorada que sua translação (giro em torno do Sol). A rotação ocorre em cerca de 176  dias terrestres, enquanto que a translação dura apenas 88 dias terrestres – o tornando o planeta com o ano mais curto.

Explorar Mercúrio é um desafio para a ciência devido ao calor extremo e a proximidade do Sol, porém, missões da NASA já revelaram informações detalhadas sobre sua superfície e composição.

 

Comments


Siga o Bertobio!
produtos digitais sem troca

Nos encontre também no Instagram!

  • Facebook - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle
@biologiaparaavida
FAQ
bottom of page