Mutações provocadas por radiação: como ocorrem?
- 2 de jul. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 13 de jul. de 2020
As mutações que são causadas por radiação podem ser de maneira direta ou indireta. Quando de maneira direta, a radiação age sobre uma biomolécula muito importante (ADN), provocando mudanças no material genético. Já quando acontece de maneira indireta, a radiação faz com que as moléculas de água se quebrem e liberem como produto da reação peróxido de hidrogênio (também conhecido como “água oxigenada”) que é altamente toxico e provoca mudanças na célula.
A radiação pode passar pelo organismo sem provocar nenhuma alteração, pode danificar a célula que o organismo, prontamente, repara, pode matar a célula ou fazer com que ela se torne incapaz de se reproduzir e pode danificar o núcleo da célula, mudando sua constituição e podendo se desenvolver em algo maligno.
Os efeitos da radiação podem ser hereditários, isto é, ser passado aos descendentes tanto como forma de suscetibilidade a determinadas doenças crônicas ou como anomalias e monstruosidades à fetos que podem, em alguns casos, não sobreviver. Eles também podem ser somáticos, isto é, afetar a pessoa irradiada.
Referência:
Ser Protagonista – Biologia 3.
Comentários