Perigos do energético
- Isabella Bertoleti

- 28 de jul.
- 1 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo bem? Hoje vamos falar sobre os energéticos, muito consumidos para que possamos dar conta de nossas demandas ou, até mesmo, como pré-treino para dar aquela energia extra.
Aparentemente inofensivos, popularmente consumidos, inclusive, por menores de idade, os energéticos apresentam ingredientes como cafeína, taurina e vitaminas do complexo B, além de elevadas concentrações de açúcar. Essa combinação ajuda a aumentar o estado de alerta e reduzir a sensação de cansaço.
Porém, para tantos benefícios, também existem muitos perigos: os energéticos aumentam a frequência cardíaca e pressão arterial de maneira preocupante, podendo causar arritmias e, até mesmo, parada cardíaca, assim como alterações no sono que afeta o sistema imune, humor e desempenho cognitivo, além de problemas digestivos, risco de desidratação e aumento da ansiedade e estresse.
Os energéticos podem fornecer um impulso rápido de energia, mas seu uso deve ser cauteloso. O consumo excessivo e contínuo traz uma série de perigos para a saúde, incluindo problemas cardíacos, insônia, ansiedade e riscos gastrointestinais. Ao optar por energéticos, é importante ter consciência dos limites e buscar alternativas mais saudáveis para manter a disposição, como uma alimentação balanceada, hidratação adequada e uma boa rotina de sono. Dessa forma, você cuida da saúde e aproveita os benefícios da energia de forma mais segura e equilibrada.







Comentários