Vênus: o segundo planeta do Sistema Solar
- Isabella Bertoleti
- 13 de jan.
- 1 min de leitura
Oi biologuínhos, tudo bem? Continuando nosso andamento ao longo do Sistema Solar, hoje falaremos sobre Vênus, o segundo planeta a partir do Sol que é, inclusive, muitas vezes chamado de ‘gêmeo da Terra’ por seu tamanho e composição semelhante.
Sua atmosfera é composta, principalmente, por dióxido de carbono, com nuvens espessas de ácido sulfúrico que cobrem todo o planeta. Essa combinação de gases gera uma pressão atmosférica cerca de 92 vezes maior que a da superfície da Terra.
Suas temperaturas são extremas, sendo considerado o planeta mais quente do Sistema Solar, com temperaturas que chegam a 457ºC. Isso ocorre graças ao efeito estufa descontrolado, causado pela alta concentração de dióxido de carbono, impede que o calor escape para o espaço, mantendo o planeta com temperaturas elevadas durante o dia e a noite.
Vênus tem uma rotação (giro em torno do próprio eixo) lenta, com aproximadamente 243 dias terrestres, e a translação (giro em torno do Sol) com duração de 225 dias terrestres.
Embora seja nosso vizinho próximo e tenha características físicas semelhantes, Vênus é planeta hostil, com condições extremas que o tornam inabitável para a vida como conhecemos. Ainda assim, sua atmosfera e geologia intrigantes o tornam um alvo importante para estudos científicos, ajudando-nos a entender o efeito estufa e a evolução planetária em condições extremas.
Comments